segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tratamento errado pode causar cegueira


Fique bem atento aos sintomas da conjuntivite, olhos inflamados e sensíveis, muita secreção, vermelhidão e lacrimejamento são sintomas de conjuntivite, doença muito comum nessa época e que pode causar até perda da visão, caso o tratamento não seja adequado.  
Segundo a oftalmologista Luciana Yorufinga Funara, muitas pessoas com o quadro de sintomas não costumam procurar um especialista para comprovar o diagnóstico e fazem a automedicação. “É sempre muito importante ir ao oftalmologista para confirmação do diagnóstico e do tratamento, porque a aplicação de um medicamento errado pode causar desconforto no início e até a perda da visão”, diz Luciana. “O fato de parecer uma doença simples faz com que as pessoas não procurem um médico”, comenta. A especialista afirma que nesta época é importante ter cuidado especial com os olhos, principalmente com os surtos de conjuntivite, que aparecem devido à falta de umidade no ar. 
Luciana Funara explica que existem vários tipos de conjuntivite, como alérgica, bacteriana e viral, os mais freqüentes. Apesar de a doença não configurar risco, ela pode se transformar em problema, caso não seja tratada de forma adequada.
Segundo a especialista, as pessoas infectadas devem tomar muito cuidado para não aumentar o ciclo de transmissão da doença, passada principalmente através das mãos. “Quem convive com pessoas contaminadas precisa lavar as mãos constantemente porque os vírus estão depositados nos dedos e podem ser carregados para locais possíveis do alcance das mãos”, ensina Funara.
A médica diz que é simples conter a proliferação da conjuntivite, apesar de não haver colírios para prevenção. “Quando há alguém contaminado muito próximo, no local de trabalho ou no ambiente familiar, é aconselhável lavar freqüentemente as mãos e procurar não tocar os olhos. Agora, quem já está contaminado, é necessário fazer uma constante higiene e compressas nos olhos com algodão ou gaze umedecido em água filtrada”, recomenda a oftalmologista.

7 comentários:

  1. Bem que eu falei com meu namorado pra poder pingar o colírio nos horários certos, mas ele fala que esta pingando só quando começa a arder.. vai entender..!!
    Menino doido.. depois vai ficar cego e depois vem falar que eu não avisei!!

    ResponderExcluir
  2. estou com conjutivite,j´´a estou tratando ...espero ficar boa loguinho rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Estou com conjuntivite e fiz um tratamento por 8 dias com colírio e antibiótico, porém uma semana após terminar a medicação voltou e cada médico diz uma coisa, não estou mais enxergando normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou hoje na mesma situacao, o que aconteceu com vc esta enxergando

      Excluir
  4. Hj faz 13 dias que estou com conjuntivite, ja fiz tratamento com 3 colirios e sinceramente nao sei mais oq fazer.. é normal esse tempo todo?

    ResponderExcluir
  5. Hj faz 13 dias que estou com conjuntivite, ja fiz tratamento com 3 colirios e sinceramente nao sei mais oq fazer.. é normal esse tempo todo?

    ResponderExcluir